Coordenador : Fabio Domingues Waltenberg
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389009.2206.343658.14032023
Departamento/Setor: SEN
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo prioritário das ações do Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros é composto pelos entes subnacionais com status de membros plenos, sendo estes atualmente os municípios de Niterói (RJ), Maricá (RJ) e Ilhabela (SP), e o estado do Espírito Santo. Dada a natureza do projeto, este quadro de membros poderá ser ampliado na medida em que novos fundos soberanos se associem ao Fórum. Assim, integram, secundariamente, o público-alvo das ações do projeto os municípios e estados interessados e/ou em processo de criação de fundos soberanos.
Local de atuação: Niterói, RJ
Objetivo
Objetivo geral: Reunir os fundos soberanos brasileiros em um fórum que definirá estratégias e ações para seu fortalecimento, traçando estratégias de ações e investimento, bem como possíveis estruturas organizacionais e administrativas. Objetivos específicos: 1. Aprimorar a atuação dos associados de forma a potencializar suas possibilidades. 2. Reunir os fundos soberanos brasileiros, promovendo sua estruturação, implementação e desenvolvimento profissional, assim como formas de superação de seus desafios comuns frente à conjuntura brasileira. 3. Atuar como produtor e disseminador de informações por meio de estudos e do diálogo com a sociedade civil, governo e atores institucionais. 4. Realizar um planejamento de atuação, com elaboração de diretrizes de ação, com a anuência de seus membros. 5. Ampliar a capacidade de competências necessárias para a atuação dos fundos soberanos. 6. Fortalecer a articulação entre as instituições pertencentes ao Fórum. 7. Identificar práticas bem-sucedidas de atuação de demais fundos soberanos internacionais. 8. Apoiar a elaboração de projetos de desenvolvimento e investimento.
Resumo
O Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB) é um canal permanente de troca de conhecimento e experiências entre gestores dos fundos, especialistas e comunidade acadêmica, cujo objetivo é acompanhar, direcionar e propor boas práticas na administração dos recursos financeiros, com base em uma agenda que privilegia o desenvolvimento local sustentável. São participantes do Fórum os representantes dos fundos soberanos de Niterói (RJ), Maricá (RJ), Ilhabela (SP) e do estado do Espírito Santo (ES), além dos pesquisadores do Jain Family Institute (JFI) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os gestores dos fundos participantes podem compartilhar dificuldades e problemas enfrentados no decurso de seu trabalho e desenvolver soluções que podem vir a ser adotadas pelos demais participantes. Trata-se de um projeto pioneiro e líder no debate sobre o desenvolvimento dos Fundos Soberanos Brasileiros, contribuindo inclusive para a produção de propostas legislativas para gestão e governança de tais fundos. A criação do Fórum contou com a contribuição da UFF, mobilizando pesquisadores para percorrer literaturas acadêmicas relevantes, e do Jain Family Institute, contribuindo em duas frentes: a primeira, ao estabelecer uma rede internacional de apoio formada por especialistas líderes do mundo acadêmico, órgãos e corporações públicas, fundações e o setor privado; a segunda, ao oferecer contribuição técnica apoiada em sua expertise acumulada na modelagem matemática para financiamento de projetos de longo prazo que envolvam exposição a riscos, a exemplo de fundos apoiados em receitas da exploração mineral.